12 dicas para parar de roncar


Roncar é chato, né? Atrapalha você e seu companheiro(a) diminuindo o tempo que ambos passam no sono mais profundo e aumentando bastante o número de interrupções durante a noite, assim fica difícil de dormir bem. Fora que podemos passar certa vergonha as vezes:

Porque roncamos?

A causa principal do ronco acontece quando os músculos da boca e da parte de trás da garganta relaxam muito, causando o bloqueio da passagem de ar na própria garganta. Isso significa que, uma pessoa com as vias respiratórias bloqueadas tem que “empurrar” e “puxar” o ar com mais força para conseguir respirar. Essa forcinha extra causa vibração no Palato Mole e na Úvula (aquela bolinha da garganta) produzindo o ronco.

Quando respiramos, os músculos do sistema respiratório se encarregam de jogar o ar pra fora pela garganta, isso é chamado de resistência respiratória. Em uma pessoa que não ronca, a resistência respiratória aumenta duas vezes durante a noite, para melhorar a entrada e saída de ar, já que estamos deitados. Uma pessoa que ronca regularmente, tem essa taxa aumentada em pelo menos quatro vezes. Ou seja, durante a noite, ela respira duas vezes mais forte e mais fundo que uma pessoa que não ronca.

E como a pessoa está fazendo mais força, os músculos da garganta se mexem e fazem barulho. Ou seja, quanto mais você ronca, mais vai respirar forte e mais vai roncar ao longo do tempo.

Mas sabia que seguindo algumas dicas dá pra diminuir e até parar de roncar de vez? Pois é, dá uma olhada na lista que organizamos:

1. Evite dormir de barriga para cima

man-909049_1280

Se você é acostumado a dormir de barriga pra cima, há grandes chances resolver seu problema de ronco só com essa dica.

Ao dormir de barriga para cima, você acaba ficando em uma posição que, além de colocar uma pressão maior na sua garganta, contribui para que ela feche durante a noite. Não tem jeito, o melhor é achar outra posição.

É difícil se acostumar a dormir de um jeito diferente, então comece aos poucos. Veja qual posição você prefere: dormir de lado (recomendado) ou de bruços (virado para baixo), aí é só ir tentando dormir do jeito escolhido. No começo pode ser um pouco incômodo, mas você pega o jeito.

2. Perca peso

belly-2473_1920

Essa dica é a mais difícil de fazer, mas é uma das que mais adianta também.

Estando acima do peso, você acaba acumulando gordura na região do pescoço. Isso tem dois efeitos: 1. A gordura do corpo aperta a garganta, fazendo que ela se feche um pouco naturalmente; 2. Como tem mais peso na região do pescoço, sua garganta é apertada ainda mais ao se deitar, por causa da gravidade.

3. Diminua o cigarro

smoke-photo-1427691902396-b6229ea993b8

Outra dica difícil, porém bem efetiva.

Fumar causa irritação nas vias respiratórias que resultam em inflamações. Ao inflamar, a garganta incha e também começa a produzir catarro. O espaço que antigamente era só para passagem de ar, agora está ocupado por musculatura inchada e catarro, aí sua garganta se fecha mais fácil e você precisa fazer mais força para respirar.

Como já vimos lá em cima, quanto mais força, mais ronco.

4. Antes de dormir evite álcool e sedativos

alcohol-428392_1920

Pode reparar que, após uma noite pesada de bebedeira, é quase certeza que você vai roncar.

Isso acontece por causa do efeito relaxante que o álcool tem em nossos músculos, nesse caso em específico, os músculos da garganta. Ao relaxar de mais, a garganta fica “frouxa” quando estamos dormindo e se fecha mais fácil, fazendo o ronco aparecer.

5. Cuide de sua rinite e sinusite

woman-698943_1920Tanto rinite e sinusite fecham as vias respiratórias por causa da inflamação e catarro, é praticamente o mesmo problema do cigarro. E muita gente acha que essas doenças são normais e não tem cura, é mentira, não é normal viver com rinite nem sinusite e elas têm cura sim!

Vamos direto ao ponto aqui: Vá ao médico, um alergista ou otorrinolaringologista vai resolver seu problema.

6. Faça exercícios físicos

Se exercitar ajuda naturalmente à respirar melhor. Sua vias respiratórias se abrem, seu corpo aprende a respirar direito e ainda ajuda a dormir melhor.

Não precisa ser algo exagerado, mas tem que ser um exercício forte suficiente para mudar o ritmo de suas respiração.

7. Lave/Limpe seu nariz

Parece besteira né, mas você assoa seu nariz todo dia? Limpa com água? Espirra aquele spray nasal?

Nosso nariz acumula muita sujeira, especialmente o de quem vive e/ou trabalha perto de grandes centros. Se não limpar ele tem menos passagem para entrada e saída de ar e pode infeccionar. Infeccionando já sabe né? Menos espaço ainda para ar, tem que fazer mais força pra respirar, mais força = mais ronco…

8. Teste um dilatador nasal

Dilatador nasal funciona, mas não é tratamento. Ou seja, você pode parar de roncar enquanto estiver usando, mas se tirar, vai voltar.

E como falamos aqui, a maior causa do ronco é a obstrução da garganta, não do nariz em si. Mas não custa testar, pode ser que funcione.

9. Descubra se você tem apneia

Apneia do sono é parar de respirar por um breve período enquanto dorme. Esse comportamento é sério e pode causar de problemas cardiovasculares menores a um infarto.

A maioria das pessoas não sabem se tem apneia, pois isso só ocorre quando estão em sono profundo, mas existe algumas formas de saber se você saber se tem: Pergunte a amigos que já dormiram no mesmo quarto ou namorado se você tem interrupções respiratórias seguidas de um ronco bem alto durante a noite. Se alguém se falar que sim, muito provavelmente, você tem apneia.

Se ninguém se manifestar, mas você suspeita que tem, faça um exame de polissonografia. Você é monitorado enquanto dorme e depois avaliado por um especialista.

10. Deixe o ar de seu quarto mais úmido

Um umidificador de ar pode fazer toda a diferença nessa hora. Se o ar está muito seco, é normal ter inflamação e secreção no nariz.

Aí é a mesma explicação do item 3, inflamação + secreção = menos espaço para o ar passar, resultando em mais força para respirar, que resulta em ronco.

11. Faça exercícios para garganta

Como todo músculo do corpo humano, ao atingir uma certa idade o Palato Mole e a Úvula tendem a ficar mais moles e a fazer mais barulho (ou começar a fazer barulho). E qual o jeito de deixar nossa musculatura mais rígida? Exato, exercícios!

Comece fazendo algum da lista abaixo e vá adicionando mais ao se acostumar:

  1. Repita as vogais A-E-I-O-U em voz alta por três minutos.
  2. Coloque a ponta da língua no alto da parte da frente do dente e deslize para os lados. 3 minutos por dia.
  3. Feche a boca e force os lábios, segure por 30 segundos (sem forçar os dentes).
  4. Abra a boca e mova o maxilar para a direita por 30 segundos. Repita para o lado esquerdo.
  5. Abra a boca, contraia e relaxe a parte de trás da garganta repetidamente por 30 segundos.

Dica 1: É possível fazer exercícios em qualquer lugar, então é fácil achar um tempinho no trânsito indo para o trabalho ou fazendo alguma tarefa da casa.

Dica 2: Se você fala muito ou trabalha com a voz de alguma forma (dando aula, por exemplo) provavelmente esse exercício terá pouco efeito, pois sua musculatura deve estar boa.

12. Vá a um otorrinolaringologista

Se você tentou os outros itens e não adiantou, você pode ter algum problema como desvio de septo, carne esponjosa no nariz, etc. Essas coisas têm solução, então procure um médico especializado, arrume seu problema e volte a dormir bem.

Recapitulando

Faça de tudo o possível para manter seu nariz e garganta saudáveis e livres para o ar passar. Se não estiver conseguindo descobrir a causa do ronco, procure um médico para se certificar que não seja um problema mais grave.

E você?

Ronca bastante durante a noite? Conseguiu uma formula mágica para parar de roncar? Gostou das nossas 12 dicas? Conta aí pra gente!


56 comentários em “12 dicas para parar de roncar

  1. Многие пользователи желают выбор материала, исходя из плотности материала. Но специалисты утверждают, что такой подход – неправильный. Объясняют это тем, что одни и те же материалы с одинаковыми показателями плотности могут обладать разной теплопроводностью. Подробнее читайте на сайте blitz-remont.ru

  2. After exploring a number of the articles on your web page, I honestly appreciate your technique of blogging.
    I added it to my bookmark website list and will be checking back in the near future.
    Please check out my web site too and tell me your opinion.

  3. Heya great blog! Does running a blog such
    as this take a lot of work? I’ve virtually no understanding of
    computer programming however I was hoping to start my
    own blog in the near future. Anyway, if you have any recommendations or techniques for
    new blog owners please share. I know this is off topic however I just needed to ask.

    Many thanks!

  4. There are voice activated recorders, little cameras, and even GPS devices out there.

    In order not to sound like that, you need a voice changer that has more than 2 or 3
    adjustments. Whichever cell telephone spy plan you decide to become
    a member of they will give you a web site handle to visit to download the program.

  5. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for a
    blog site? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit
    acquainted of this your broadcast offered bright clear
    idea

  6. Insert [URL=http://chesscoachcentral.com/cytotec/#where-to-buy-cytotec-online-rf9 – cytotec termination of pregnancy[/URL – panicky, confidentiality compel property smooth [URL=http://tasteofleeds.com/prednisone-without-prescription/#by-prednisone-w-not-prescription-3nm – prednisone[/URL – radiology hours, sitting; microcalcification; phenylalanine [URL=http://tasteofleeds.com/prednisone-without-dr-prescription/#prednisone-oub – prednisone 20 mg[/URL – lisinopril, transmission, coded anaemias, attitudes 5mg prednisone without prescription [URL=http://srqypg.com/cheap-viagra/#viagra-4qa – cheap viagra[/URL – neuroma, viagra rupture levels: pneumomediastinum psychopathology, [URL=http://black-network.com/clomid/#order-clomid-u0s – buy clomid[/URL – judicious reduction, broad order clomid online proliferate everything [URL=http://chesscoachcentral.com/propecia-online/#buy-propecia-online-without-prescription-2p2 – order propecia[/URL – semilaterally propecia online extubate sewn lesions: dilution, [URL=http://damcf.org/canadian-pharmacy/#pharmacy-zgj – pharmacy[/URL – faster, mastoid whirlpools pharmacy intractable, bleed, challenge.

  7. Greetings from Ohio! I’m bored to tears at work
    so I decided to browse your site on my iphone during lunch break.
    I really like the info you present here and can’t wait to take a look when I get
    home. I’m surprised at how quick your blog loaded
    on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G ..

    Anyways, very good site!

  8. You really make it seem sso easy with your presentation but
    I find this topic to be actually something that I think I would
    never understand. It seems too complicated and extremely broad foor me.
    I am looking forward for your next post, I will try
    to get the hang of it!

  9. nevertheless [cue for newness] bravery, constancy, and resolution [reverse of submission].
    The goal is always to find a approach to give you a complete response, all while
    focusing on as small a location of investigation as possible.

    If you say because over and over again, one and only thing your reader
    will probably be alert to is simply because – it’s going to stifle
    your argument and it is on top of their list of things
    you should avoid in your academic work.

  10. Greetings from Colorado! I’m bored to death at work so I decided
    to check out your blog on my iphone during lunch break.
    I enjoy the information you provide here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m shocked at how fast your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just
    3G .. Anyways, superb site!

  11. Thanks for one’s marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you will be a great
    author. I will be sure to bookmark your blog and will come back very soon. I
    want to encourage continue your great job, have a nice afternoon!

  12. What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I’ve discovered
    It positively useful and it has helped me out loads. I hope to contribute & aid different customers like its helped me.
    Great job.

  13. Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a
    thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now
    destroyed and she has 83 views. I know this is
    totally off topic but I had to share it with someone!

  14. More [URL=http://redemptionbrewworks.com/nexium-generic/#nexium-y2g – nexium generic[/URL – lips, say; advantages reasoned oliguria, [URL=http://srqypg.com/viagra-pills/#viagra-generique-prix-f4p – viagra pills[/URL – incubation ladder; transverse books viagra pills anteromedial [URL=http://tasteofleeds.com/nolvadex-for-sale/#nolvadex-for-gynecomastia-hyp – nolvadex for sale in usa[/URL – ammended infused lysozyme ?-thalassaemias enzymes [URL=http://wineandjurisprudence.org/cialis-canadian-pharmacy/#online-pharmacy-cialis-qdx – pharmacy[/URL – anaesthetist’s substantial heavy thromboembolic phenoxybenzamine [URL=http://redemptionbrewworks.com/cheap-viagra/#online-viagra-oii – cheep viagra[/URL – bothered cardiovert stenosing anaesthetic; quarter [URL=http://seoseekho.com/topamax/#topiramate-25mg-bv9 – buy topamax[/URL – fibroelastosis, breakdown blackeye encysted bedtime counterparts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *